É curioso ver a quota de mercado do Google nos vários países, pois fica-se com uma ideia de como o Google está posicionado nas diferentes culturas e continentes.
Existem alguns dados curiosos nesta análise que vale a pena ver e ficar a conhecer.
Fonte: Search Engine Feng Shui
Um dos aspectos que me saltou mais à vista foi o facto do Google ter uma quota de mercado mais baixa onde ele é originário (Estados Unidos). Aí tem apenas cerca de 60%, o que reflecte a importância que os seus concorrentes (Yahoo e Bing) continuam a ter neste mercado.
Outro aspecto curioso é o facto da penetração na América do Sul ser apenas de 60% (mais ou menos), pois são mercados que importam muitos aspectos culturais dos Estados Unidos.
Já não me espanta tanto a ainda mais baixa penetração em mercados da Ásia, pois são mercados mais fechados ao Ocidente, com uma nota especial para a Coreia do Sul, onde a penetração do Google é apenas de 7,3%.
Quanto à China, depois de tanta polémica, ainda consegue cerca de 20%, sendo que parece que chegaram novamente a acordo e que o Google vai reabrir ou já reabriu no mercado chinês. parece-me um daqueles acordos “por debaixo da mesa”…
De notar também a altíssima quota de mercado que o Google tem na Europa, com países como a Eslováquia com uma quota de 99%.
Portugal não foi contemplado nesta análise, mas eu diria que a quota de mercado do Google em Portugal deverá andar muito próxima da quota em Espanha (94%).
Seja como for, este mapa sempre nos permite ter uma melhor noção da presença do gigante Google nos vários mercados.
Eu não fico nada surpreendido com estes dados. O google vai dominar a terra….
Dominar a terra parece-me um pouco extremo 🙂
Mas que tem uma posição muito dominante, sem dúvida que sim.
Onde eventualmente poderá perder será na vertente social, em que existem algumas redes com um peso muito grande, como é o caso do Facebook.
Nao me surpreendeu, em relação do que dizem que vai dominar o mundo acho profundamente exagerado, é certo que a Google sabe tudo sobre nós basta querer e aposto que eles cruzam todas as nossas informações presentes nos seus serviços mas essas historias de dominarem o mundo é uma conspiração…Fiquei muito surpreendido com os Estados Unidos, imaginava algo acima dos 80%, curioso é o Canadá já ter 90%, pensei que a quota serie idêntica aos EUA, tinha também uma profunda curiosidade em relação á quota do Brasil(63%), imaginava 65 para o Google, estive la perto 😀 Em relação ao mercado asiático não me surpreendeu nada a não ser a Índia com uns incríveis 90% Porque será que Portugal ficou de fora deste estudo? Penso que Portugal ainda deve ter mais um pouquinho que 94% e parece que o Luxemburgo e Suíça também ficaram de fora…
Bom já se sabe que Portugal, dada a sua enorme dimensão 🙂 fica excluído de muitos estudos, mas seja como for, deve ser talvez superior ou idêntica à Espanha.
A questão dos Estados Unidos também me surpreendeu um pouco, confesso… Mas pensando bem, este é um dos mercados fortes do Yahoo e Bing, e vistas assim as coisas, talvez não seja assim tão estranho.