Como forma de manter a visibilidade profissional ou alargar a rede de contactos, já todos estaremos com certeza conscientes da importância de ter um perfil no LinkedIn. Mas saberemos como procurar emprego de uma forma pró-activa através da plataforma? Deixo umas dicas sobre como o LinkedIn o poderá ajudar na busca de uma nova situação profissional.
- A primeira impressão que causará às empresas será através do seu perfil inicial. Digamos que será o seu cartão de visita. Procure uma foto cuidada e profissional, preferencialmente sem cenários de férias ou lazer. Veja e reveja a ortografia, não haverá desculpa para erros ortográficos num perfil de LinkedIn.
- O motor de pesquisa do Linkedin (espaço central no topo da pagina), funciona com palavras-chave. Logo, se procura emprego deverá colocar no seu perfil palavras susceptíveis de serem detectadas pelo empregador. Poderá colocar “procuro emprego” ou “em busca de oportunidade da área x”, etc.
- Logo que complete o seu perfil, poderá iniciar a sua procura. Pense previamente o que deseja encontrar e vá tomando notas. Grupos, empresas, contactos, enfim, os critérios definidos. Se a procura não se basear por nenhuma área profissional especifica mas sim por uma área geográfica, então será mais fácil fazer a busca por código postal.
- Para que as empresas o encontrem, não se esqueça que é importante ter um perfil rico em vocabulário, as chamadas “keywords”. Se tiver dúvidas nas palavras a utilizar, olhe para o CV em papel e sublinhe as que melhor o definem profissionalmente.
- Não se esqueça de pedir recomendações. É extremamente importante o seu potencial empregador ter uma noção de como os outros o vêm profissionalmente. Muitas vezes as opiniões cruzam-se entre empregos passados, o que define claramente um perfil ou conduta profissional
Os métodos de procura de emprego não estão estáticos. Importa por isso estar atento às novas janelas de oportunidades. O Linkedin deverá ser considerado hoje, como uma candidatura espontânea em permanência. É jogar em antecipação, é dar uma resposta a quem ainda não formulou a pergunta.
http://www.ganhedinheironainternet.esy.es/