É seguro dizer que os motores de busca fazem parte do nosso dia-a-dia e que, uns mais que outros, os utilizamos com muita frequência para as mais diversas pesquisas.
Ao contrário do que acontecia há algum tempo atrás, em que a dificuldade era encontrar online a informação que queríamos, agora a questão que se colocar, é filtrar a informação que encontramos online, tal é a diversidade de oferta. Por isso, por vezes gosto de utilizar outros motores de busca além do Google.
Deixo aqui alguns exemplos interessantes que podem vir a fazer parte do seu arsenal de recursos online, caso ainda não os conheça.
1 – Ecosia
O Ecosia, projecto originário da Alemanha, é um motor de busca “verde” ou “ecológico” e que se assume como uma opção para ajudar a conservar a natureza. Este foi o fator que achei mais curioso.
Segundo o próprio Ecosia, pelo menos 80% das receitas provenientes das suas receitas de buscas são destinadas à conservação da floresta, através do WWF (World Wildlife Fund), que é uma fundação internacional para a conservação da natureza.
Já li um artigo que coloca em causa esta abordagem, alegando que não corresponde à verdade. No entanto, também não apresentam fatos para sustentar estas afirmações. Independentemente disso, não deixa de ser um projeto curioso.
O Ecosia é powered by Bing e Yahoo, isto é, os seus resultados são alimentados pelo Bing e Yahoo.
Vale a pena, quanto mais não seja, uma visita para conhecer, além de que apresentam estatísticas muito interessantes. Ah, e tem uma versão em Português!
2 –Wolfram|Alpha
Um motor de busca que lhe dá os resultados que o Google não consegue!
Li algures (penso que foi no LinkedIn) que alguém considerava o Wolfram Alpha, como um “answer engine” ou algo parecido, seja o que for que isso quer dizer, presumo que motor de respostas?… Se for esse o significado, na minha opinião, todos os motores de busca são “answer engines”, quanto mais não seja, porque todos eles são utilizados para encontrar respostas para algo, sejam dúvidas, informações, problemas, etc.
O que acontece é que, alguns destes motores de busca são mais específicos que outros, ou mais direccionados para determinados temas ou funcionalidades, mas para mim, não deixam de ser motores de busca.
Eu percebi a intenção de fazer uma distinção entre os vários tipos de motores de busca, mas cada um tem a sua opinião (graças à liberdade de expressão 🙂 ), e a minha é que, um motor de busca não tem necessariamente de ser um motor de busca de sites, mas sim de informação, logo, qualquer motor de busca que permita a pesquisa de informação online, seja em que base ou termos for, para mim é um motor de busca. Depois, resta é classificá-lo consoante a sua utilidade e funcionalidade.
Independentemente do nome ou classificação, o Wolfram Alpha é muito interessante, pois permite-nos recolher informação muito específica, como são os exemplos que dou a seguir, que são apenas algumas utilidades que pode ter.
Veja aqui uma comparação interessante que fiz recentemente; google vs facebook, e que tinha ficado muito bem complementada com esta informação.
Outro exemplo interessante com a pesquisa de uma cidade. No exemplo, São Paulo, em consideração aos amigos brasileiros 🙂
Além destes, é possível recolher muito mais informação interessante, é apenas uma questão de fazer uns testes e vai ver os resultados.
Olá João tudo bem?
Já há algum tempo não comentava em seu blog, pura falta de tempo, acredite.
Como você nos pergunta, eu particularmente não conhecia estes recursos, e como sempre digo: “A internet é uma caixinha de surpesas”.
Obrigado por compartilhar estas informações e ter o cuidado de preparar um post agradável de se ler.
Parabéns amigo,
Jan Carle
http://netjan.com
Pois é Jan, andou desaparecido 🙂
Obrigado!
Achei que seria interessante partilhar aqui no blog outras soluções, já andamos todos tão focados no google, por motivos óbvios, que pensei que gostassem!
Obrigado e vá aparecendo!
Abraço,
JR
Viva. O Wolfram Alpha é espétacular. Diz-se que é um ‘answer engine’ porque, ao contrário dos motores de busca tradicionais, ele não responde com links para páginas que falam sobre o assunto pesquisado. Ele tenta mesmo responder à questão colocada. Se conseguir apresenta uma página de resposta com a informação que tem. E não uma lista de links para nós pesquisarmos.
Pois, tem uma certa lógica, de facto.
Obrigado pelo comentário, sempre ajudou a clarificar essa questão 🙂
nao conhecia o ecosia. parece interessante. mas podes dar o link onde duvidavam da honestidade do site?
Não era um link em particular, mas alguns que encontrei pelo google. Pareceram-me alguns comentários sem fundamento que outra coisa. De qualquer forma, não lhes dei muita importância.
Olá amigo Joao,
Muito interessante os dois motores de busca indicados. Inclusive fiz um teste no primeiro, e lá achei meu blog 🙂
No segundo acredito que as buscas devam ser referentes a cálculos, ou dados estatísticos. Uma busca por texto que o google traria uma lista de sites, ele vai buscar em seu banco de dados um termo técnico para mostrar dados relativos a ele (parecido com o exemplo do estado de São Paulo).
Um abraço!
Olá Iúri!
O segundo é de facto um pouco diferente do “motor de busca tradicional”.
Quando ao Ecosia, ele é powered by Bing, por isso os resultados deverão ser iguais ao do Bing.
Curioso é que, com isto tudo, descobri agora que tenho o primeiro lugar do Bing para a minha principal keyword 🙂
Grande abraço,
JR
Olá
Dependo do Google como tantos milhões…
Não conhecia nem uma nem a outra alternativa apresentada.
Eu entendo pessoalmente que este tipo de pesquisa deve ser realizada um pouco por todos nós e os resultados devem ser apresentados desta forma clara e esclarecedora como aqui foram. Os contra argumentos apresentados sobre Ecosia (como refere) não são muito importantes. Combater contra a monopolização de mercados através de ferramentas alternativas agradáveis e eficazes como esta, é por si só um acto “ecológico”.
Parabéns. Temos todos a ganhar se muitos lerem esta exposição.
Hugo Isidoro
Olá Hugo e bem-vindo ao WMPT!
Obrigado pelo comentário.
Sem dúvida, a existência de concorrência só tende a beneficiar o utilizador, que somos nós claro.
JR
Olá Amigos,
Muito legal o novo Buscador. A idéia é super interessante.
Seriam os mais novos “Google-Killers”?
hehehe
Abraço!
Olá Amigos,
Muito legal o novo Buscador. A idéia é super interessante.
Seriam os mais novos “Google-Killers”?
hehehe
Abraço!