Não há dúvida que o LinkedIn é uma excelente ferramenta de networking, mas é preciso usa-lo de uma forma eficiente. Os seus contactos estarão dispostos a ajuda-lo de alguma forma? Se não tem a certeza, terá que repensar em fortalecer esse relacionamento. Se, por outro lado, é uma realidade e tem um forte e próximo relacionamento com os seus contactos, então deverá mante-los e cuidar deles. Ficam algumas dicas para se manter conectado com todos os seus contactos.
Defina objectivos
Vá um pouco para além de adicionar contactos. Antes de convidar alguém para a sua rede ou aceitar um convite, procure identificar qual o motivo específico para o fazer. Reactivar um contacto antigo? Oportunidade de carreira ou de contratação? Pense o que pode fazer pelo novo contacto e não apenas o que o novo contacto pode fazer por si.
Promova
Escreva elaboradas, genuínas e apelativas recomendações para os seus contactos. Lembre-se no entanto que além das recomendações há outras formas de promover o trabalho de alguém. Você poderá endossar os seus contactos para determinadas habilidades. Considere e avalie o seu nível de conhecimento e a sua relação com a pessoa que você quer promover.
Partilhe
Familiarize-se com o que realmente interessa aos seus contatos, prestando atenção aos seus posts, comentários e atividades em grupo. Se estiver ligado a um contacto através de outras redes, utilize essas plataformas para melhorar o seu relacionamento. Faça comentários aos posts. Quando um contacto coloca um post ele está a convidá-lo para interagir. No entanto, quando não concordar com o que está escrito, seja discreto. Considere ainda o envio de artigos aos seus contactos ou informações sobre eventos interessantes. Mas atenção, lembre-se que quantidade não é qualidade, partilhe na medida certa.
Interaja
Quando os seus contatos postarem algo sobre promoções pessoais, prémios ou publicações não hesite em felicita-los. Você poderá também perguntar aos seus contactos como está a correr determinado projecto. Nem sempre obterá respostas, mas eles verificarão a sua atenção. Se o seu contacto nunca interage consigo então será altura de repensar que valerá a pena manter a conexão.
Envolva-se
Organize-se para participar em eventos. O LinkedIn é fértil em conteúdos programáticos bastantes acessíveis e periódicos. Explore as potencialidades fora da rede, com base naquilo que a rede lhe dá acesso. Para aproveitar ao máximo o LinkedIn a existência de cada um dos seus contactos têm que fazer sentido, dentro ou fora da rede.
Sendo o LinkedIn uma rede de contactos profissionais, trate-os como tal e cuide deles, um a um. Fique atento, fique LinkedIn.
Olá MIguel. Mais uma vez, parabéns pelo artigo. Como forma de agregar ainda mais ao conteúdo, creio que poderia citar no artigo a diferença que o LinkedIN tem do Facebook. Creio que são de funcionalidades e possibilidades diferentes que quando usados de forma correta trazem bons resultados para ambos. Por incrível que pareça, ainda é muito confundido a função de um e de outro, mesmo que tenham foco diferentes, escuto de alguns profissionais que não usam tanto o LinkedIN porque já fazem as ações no Facebook como divulgação. Infelizmente essa confusão ainda acontece. Um grande abraço. Atenciosamente, Gilberto.
Olá Gilberto, muito obrigado. Sem dúvida que as diferenças são muito evidentes. Davam até matéria para um novo artigo! Obrigado pela participação e interesse.