Com a mudança das páginas do Facebook para o formato de timeline, existe agora espaço e oportunidade para colocar uma imagem no topo da página, o que, como cartão de boas-vindas, é excelente. O que a maior parte das pessoas ainda não perceberam (ou repararam) é que, ao mesmo tempo que o Facebook fez esta alteração, também criou regras para o conteúdo das imagens de topo das páginas, o que, visivelmente, muitos não estão a respeitar.
Essa desatenção ou desrespeito pelas regras publicadas pelo Facebook, pode trazer alguns dissabores aos proprietários das páginas, por isso, aconselho vivamente a leitura deste artigo.
Sem mais, as regras a ter em conta são as seguintes:
Escolhe uma imagem única que represente a tua Página. Pode ser uma foto de um artigo popular do menu, uma capa de um álbum ou uma imagem de pessoas a utilizarem o teu produto. Sê criativo e faz experiências com imagens a que achas que o público irá aderir.
As imagens de capa têm de ter uma largura mínima de 399 pixels e não podem conter:
- o preço ou informações de compra, tal como “Desconto de 40%” ou “Transfere a partir do nosso site”
- informação de contacto, tal como endereço da Web, e-mail, endereço para correspondência ou outra informação destinada à secção Acerca da tua Página
- referências a elementos da interface de utilizador, como Gosto ou Partilhar ou qualquer outra funcionalidade do site do Facebook
- incitações à ação, como “Obtém já” ou “Diz aos teus amigos”
Todas as imagens de capa são públicas, o que significa que quem visitar a tua Página vai poder ver a imagem que escolheres. As capas não podem ser falsas, enganadoras ou induzir deliberadamente em erro, e não podem infringir a propriedade intelectual de terceiros. Não podes encorajar ou incentivar as pessoas a carregarem a tua imagem de capa para as suas cronologias pessoais.
(texto extraído do próprio site do Facebook)
Entre outras coisa, os destaques especiais vão para a proibição de colocar endereços de sites ou de emails e para a proibição do incentivo ao “Gosto” ou ao “Partilhar”.
Embora estas regras me pareçam algo limitativas, do que tenho lido, eu concluo que a ideia é que a imagem seja algo menos promocional ou publicitário, e mais descritivo ou ilustrativo. Quer se concorde ou não, é o Facebook que manda mesmo por isso não há muito a fazer a não ser cumprir.
Já agora, está convidado(a) para visitar a página do WebMarketingPT e deixar a sua opinião, ou se quiser, partilhe também a sua página de Facebook nos comentários.
Lá se vão retirar os call to action para o Gosto! : Muito mau…
Ah pois Pedro…
Honestamente, não vejo qual o problema, mas pode ser com ideia de evitar que as imagens se tornem banners publicitários. É a única explicação que encontro.
Vamos lançar nosso site de Móveis para Escritório e Home Office ainda esse mês e já criei as redes sociais.
Veja se estou de acordo: https://www.facebook.com/ClasseOffice
@5801be7f4eb332032567ff2a092c74d2:disqus
Olá Hugo, a sua imagem não está de acordo com as regras.
Se reparar, no artigo nos “bullet points” está indicada esta proibição do Facebook:
“referências a elementos da interface de utilizador, como Gosto ou Partilhar ou qualquer outra funcionalidade do site do Facebook
Quer dizer que, não pode ter esta referências, e a sua página convida ao “Curtir”.
Arrumei, está tudo OK.
Lançamos nosso site: http://www.classeoffice.com.br
Espero que nossa empresa cresça rápido.
Obrigado pela ajuda João, sucesso.
@5801be7f4eb332032567ff2a092c74d2:disqus
Obrigado pelo feedback Hugo.
Ainda bem que ajudei 🙂
Votos de sucesso e continue a acompanhar o WebMarketingPT!
Eu acho que estou a cumprir todas a regras também. Pode ver se está tudo bem na minha página? Valeu! http://www.facebook.com/hojedescobri
@openid-135872:disqus
Olá José,
Segundo as regras do Facebook, você não pode ter o endereço do seu site na imagem.
Veja o ponto 2 das regras indicadas no artigo.