Estar presente no LinkedIn há muito que deixou de ser opcional, mas sim um complemento fundamental à sua atividade profissional.
Sendo na sua essência uma plataforma de contactos profissionais, estar inserido no LinkedIn é uma forma de poder estar ativo, visível, contactável e aproveitar tudo aquilo que tem para lhe oferecer. Genericamente, quanto maior for a sua rede de contactos, maior será a sua capacidade de interação com o meio profissional.
Através da criação de uma identidade profissional assertiva, o LinkedIn não só poderá ajudá-lo a posicionar-se, como poderá melhorar a sua imagem e notoriedade.
Criar um Perfil
Em primeiro lugar há que criar um perfil, mas lembre-se, estará a gerir a sua identidade profissional e o perfil será o seu cartão de visita.
Escolha uma foto sóbria e ajustada à sua atividade. Nada de fotos em atividades lúdicas ou em contextos impróprios. Nas fotos de perfil do Facebook vale quase tudo, aqui não é o caso.
Indique o que faz e onde. Mesmo que não mencione o nome da empresa, indique pelo menos a sua profissão ou o sector de atividade onde se move.
A experiencia profissional e a formação académica também são importantes. Procure não ser demasiado exaustivo nos detalhes, mas coloque a informação necessária.
Contactos
Construa a sua rede de contactos com critério. Quando adiciona um novo contacto terá sempre que identificar a origem, ou a razão, de o estar a fazer.
Poderá ter acesso às atividades dos seus contactos, como sejam alterações profissionais ou inserção em grupos.
Grupos
É de fundamental importância estar associado a grupos que debatam temas do seu interesse ou até participar nos debates existentes nos mesmos, pois isso vai permite-lhe uma fácil e constante atualização dos seus conhecimentos profissionais.
Saber sobre a sua empresa, movimentos da concorrência, novos produtos e serviços. Partilhe e troque ideias.
Não há limite para o número de grupos a que se associa, aproveite e procure os melhores.
URL Público
Outra das boas ferramentas que o LinkedIn lhe fornece é a possibilidade de ter um URL público. Pode e deve utiliza-lo em seu proveito, incluindo-o por exemplo, na sua assinatura de email. Se tiver cartões pessoais poderá perfeitamente incluí-lo, pois só lhes adicionará credibilidade. Como complemento, poderá até inclui-lo no seu CV.
Recomendações
A dinâmica das recomendações funciona de uma forma muito simples, pois você poderá recomendar alguém que já tenha trabalhado consigo (ou ainda trabalhe) e poderá convidar alguém a fazer o inverso.
Não deve desvalorizar esta opção, um bom perfil deve conter algumas recomendações, pois pode valorizar-lhe a imagem em vários ângulos da sua atividade profissional.
Pode acontecer que diferentes pessoas, desconhecidas entre si, possam realçar semelhantes e positivos traços da sua personalidade.
Conclusão
Explore todas as potencialidades do LinkedIn. Construa a sua própria rede de contactos, valorize a sua imagem profissional e ponha o LinkedIn a trabalhar para si. Encontrará pessoas e descobrirá oportunidades.