Uma questão que está permanentemente em foco no que respeita a web marketing, é a descoberta e utilização de várias formas de divulgar os seus conteúdos na internet, de forma a aumentar as visitas do seu site e a torná-lo mais conhecido no seu nicho.
O que vou falar neste artigo não é uma descoberta inédita, até porque é algo que já existe há algum tempo e já tem muitos utilizadores, mas é um método que ainda não falei aqui no blog, e portanto, achei que seria interessante dar a conhecer aos leitores.
Estou a referir-me ao SlideShare.
O SlideShare, é um serviço gratuito de upload e partilha de apresentações de PowerPoint, que permite a qualquer pessoa ou empresa, divulgar os seus conteúdos, artigos, ideias, produtos, etc, de forma bastante simples e linear.
Inicialmente, deverá criar a sua apresentação, através de um programa como o PowerPoint (PC), o OpenOffice, ou o Apple Keynote (MAC), e depois de a ter finalizada com os devidos retoques e animações, poderá simplemente importá-a para o SlideShare e partilhá-la com o mundo.
Depois, basta que se increva no SlideShare, o que é bastante simples, como pode ver nesta imagem:
E começar a fazer o upload da sua apresentação:
Os formatos suportados são imensos e o tamanho do ficheiro deverá ser inferior a 100MB. Convenhamos que um apresentação com 100MB ou mais, deixa de ser uma apresentação, e mais parece um testamento de alguém que tem muita coisa para deixar aos que ficam 🙂
Depois, só tem de preencher os campos do nome, descrição tags, categoria, etc, tal como vê nesta imagem:
E, voilá! A sua apresentação está pronta a ser visualizada e partilhada pelo mundo.
Uma das coisa mais curiosas sobre o SlideShare, é que permite 2 coisas que eu acho super úteis:
- permite adicionar vídeos do YouTube à sua apresentação
- permite adicionar a sua locução ou música à sua apresentação
Apesar de já conhecer este serviço há muito tempo, só agora é que me inscrevi. Sem dúvida algo que já deveria ter feito há muito tempo, não fosse este, um método de divulgação e promoção muito poderoso em termos de SEO.
Apenas uma apresentação, nas primeiras 2 horas teve 27 visualizações sem qualquer promoção. Impressionante!
Agora imagine que divulga a sua apresentação no seu blog ou site, na sua lista de emails e/ou nas redes sociais…
Espero que tenha gostado, e que se inscreva no SlideShare, para ver por si, como são interessantes os resultados que se pode obter.
Concordo plenamente com este artigo! Ainda não abri conta no Slideshare, estou sempre a adiar, mas é muito importante esta rede de partilha de apresentações!
Obrigado por (re)lembrar a importância do Slideshare.
Obrigado eu pelo comentário!
Eu também andava sempre a adiar, até que decidi: “É hoje! Não vou deixar passar nem mais um dia.”
E às vezes acho que temos de “dar um murro na mesa” para concretizarmos determinadas tarefas.
O curioso quando isto acontece, é que normalmente depois chego à conclusão que não me tomou assim tanto tempo e já ficou resolvido…
Já agora, deixe-me adicionar que também o LinkedIn permite colocar apresentações, não com tantas possibilidades mas ainda assim é interessante.
@283d17a300598ed81b6d98c055a80f7e:disqus
Sem dúvida Pedro.
Existem mesmo mais algumas plataformas desta natureza, no entanto o que é de salientar no SlideShare, é a sua excelente indexação no Google.
Já vi por diversas vezes apresentações do SlideShare nos primeiros lugares do Google, e este tipo de visibilidade e exposição, é difícil obter em plataformas semelhantes.