Hoje em dia a maioria das empresas apenas utilizam o Facebook e o Twitter para marcar presença nas redes sociais com o seu público e assim mostrarem-se activas no mercado. Com menos frequência são usadas ferramentas do LinkedIn para esses fins e assim, acaba por se minimizar uma boa forma de atrair novos investimentos, talentos, visibilidade e capacidade de gerar liderança.
Deixo-lhe aqui 5 dicas para, através do LinkedIn, atrair visualizações para o seu negócio, empresa, site ou blog:
1. Seja Participativo
Participe e responda a questões que estejam relacionadas com a sua área de negócio ou atividade. Uma presença dinâmica vai proporcionar-lhe que seja visto como uma referência no sector.
Lance debates, solicite partilha de experiências e dê feedback da sua opinião. Lembre-se que o LinkedIn é uma rede profissional de contactos, quantos mais profissionais da sua área de atuação estiverem de olho em si, melhor.
2. Crie Dinâmicas de Divulgação
Pode usar o seu perfil de LinkedIn para divulgar os seus produtos, serviços, trabalhos ou projectos. Diria até que fará mais sentido fazê-lo no LinkedIn que em redes menos profissionais como o Twitter ou o Facebook.
Pode ainda procurar talentos, divulgar ofertas de trabalho e estabelecer um canal que permita a participação dos seus colaboradores e parceiros. Poderá gerar novas ideias, estratégias e conquistar novos seguidores.
3. Procure Pessoas, Negócios e Oportunidades
Para além da já referida busca de talentos, esteja atento a novas oportunidades de negócio através de contactos ou parcerias e, muito importante, alargar a sua área de ação.
Pode ir mais longe geograficamente, descobrir um nicho de mercado onde não pensava existir, detetar novos targets e pode aproveitar eventuais oportunidades que possam emergir através de um novo seguidor.
4. Dê Uso aos Aplicativos Existentes
Para tornar a seu perfil mais interessante e apelativo pode adicionar aplicativos. Coloque apresentações de referência ou recentes, calendários de eventos futuros e todo o portfólio que entender interessante.
Pense sempre que está a apresentar o seu negócio a alguém que não o conhece e não sabe em que mercado opera. O LinkedIn é uma rede mundial com mais de 175 milhões de usuários e acredite, a maioria não o conhecem. Mantenha os seus contactos informados e actualizados.
5. Pondere o Investimento
O LinkedIn tem um serviço de publicidade ao seu dispor. Não é gratuito mas pode ser interessante para divulgar o seu negócio. Poderá ser personalizado e ajudar a divulgar a sua marca, os seus produtos ou serviços. Não descarte essa possibilidade, o retorno pode justificar a acção.
Sendo o LinkedIn uma rede profissional à escala mundial, fará todo o sentido direcionar alguma da sua atenção à forma como poderá captar mais clientes através dela.
E já agora, já efectuou alguma acção que lhe permitisse captar algum cliente ou parceria no LinkedIn?