Recentemente, falei aqui no Web Marketing do Edgenrak do Facebook, o que é o Edgerank e que elementos o compõem.
Naturalmente, e porque é uma combinação de vários fatores, existem alguns conteúdos que contribuem para que a sua página possa ter maior Edgerank, e com isso, mais visibilidade, interação, engagement, etc.
Embora ainda seja um campo a explorar, e quer se concorde ou não com a sua existência, o fato é que parece que o Edgerank veio para ficar.
Parece-me que a necessidade da sua criação estará relacionada com o enorme crescimento do Facebook e do número de páginas, o que consequentemente, terá aumentado significativamente o volume de notícias, links, atulaizações, etc, nas páginas dos respetivos fãs, fazendo com que, algumas pudessem ficar para trás e sem visibilidade.
Na minha opinião, os grandes beneficiados são aqueles que têm a possibilidade de estar ou ter alguém que esteja muito tempo no Facebook a colocar conteúdos, que claramente não é o meu caso, nem o caso de muitos de vocês.
Seja como for, tem de se tentar tirar o máximo partido, com as condições que existem, pois elas não irão mudar por minha ou por sua causa, portanto, mãos à obra.
Uma vez que nem todos os tipos de conteúdos têm o mesmo peso em termos de Edgerank, há que aproveitar aqueles que têm mais peso para tentar maximizar a exposição da sua página.
Existem 2 métodos simples e muito eficazes que são:
1. Usar Imagens
As imagens têm mais peso que os links e que outras atualizações. Da mesma forma, agora com as páginas em layout de timeline, as imagens têm muito mais visibilidade que um link ou apenas algum texto, logo é uma atitude inteligente usar muitas imagens na sua página. Mas não abuse!
É uma daquelas situações que pode usar muito, mas sem abusar, caso contrário acaba com uma página que mais parece banda desenhada e, por outro lado, com o tempo começará a perder o efeito.
2. Obter Partilhas
Partilhas, que não é mais que o ato de um fã partilhar o seu conteúdo com os amigos dele, é o elemento que tem mais peso em termos de ações que podem ocorrer com o conteúdo que publica na sua página.
As partilhas têm mais peso que o “Gosto” ou “Curtir” e que todas as outras interações.
Por ordem de peso e importância, estas são as ações que têm mais peso:
- Partilha
- Comentário
- “Gosto” ou “Curtir”
- Clique
Por isso, muitas vezes vê-se muitas pessoas à procura de mais “Gostos” para os seu conteúdos, quando deveriam procurar mais partilhas.
O “Gosto” ou “Curtir” é importante na captação de fãs, mas não tão importante na interação com os conteúdos que publica na sua página.
Espero que estas dicas o(a) ajudem a melhorar o seu marketing no Facebook e maximizar a visibilidade da sua página do Facebook, assim como o seu potencial e o respetivo retorno.
Se tiver alguma dúvida ou sugestão, deixe um comentário!